A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES E PROBLEMAS DECORRENTES DO PROCESSO
Resumo
Tradicionalmente, a educação no Ensino Superior sempre conduziu seus cursos de forma presencial, realizando as aulas em salas de aulas, com professores e alunos ocupando um mesmo tempo e espaço. Porém, com o advento da internet, oferecendo inúmeros serviços e produtos via rede, trouxe à tona a possibilidade de se trabalhar a educação superior, também usando as aplicações advindas da rede, gerando o chamado Ensino a Distância (EaD) ou e-Learning. Tal modalidade veio com o intuito de revolucionar a forma de ensinar e aprender, entre professores e alunos, oferendo uma nova realidade de sala de aula, num novo modelo e método de ensinoaprendizagem. Mas, apesar de, a princípio, parecer extremamente atraente, pois trouxe consigo uma série de vantagens, tanto para a sociedade quanto para as instituições de ensino, o que se vê é um número absurdo de desistentes, gerando um nível de evasão inimaginável, trazendo prejuízos para todos os envolvidos no processo. Para tanto, este artigo tem como questionamento: O que motiva os alunos dos cursos a modalidade EaD a evadirem? Para responder a esta pergunta traz como objetivo geral identificar os motivos que levam os alunos desta modalidade de ensino - EaD - a evadirem de seus respectivos cursos, destacando os problemas e consequências deste ato, tendo ainda, como objetivo específico demonstrar os dados que denotam da situação da evasão nos cursos na modalidade EaD no Brasil. Tratase de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, baseada no levantamento de dados históricos, demonstrados através de gráficos ilustrativos, apresentados por órgãos institucionais, em uma abordagem qualitativa.
Copyright (c) 2022 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.