TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA – DISCALCULIA: CONCEITOS, SINTOMAS E INTERVENÇÃO
Resumo
A Discalculia pode ser caracterizada como uma desordem específica nas habilidades
aritméticas e diretamente relacionada com a dificuldade na capacidade e habilidade
de lidar com conceitos e símbolos matemáticos e sobretudo no reconhecimento
numérico e raciocínio matemático, que afeta de 3% a 6% da população. Mediante
pesquisas bibliográficas realizadas, o presente trabalho tem como objetivo analisar e
descrever a importância da aprendizagem na vida infantil, o papel da escola/professor
no diagnóstico precoce deste transtorno, além de apontar alguns possíveis tipos de
intervenções. Para tal, foi realizado um estudo sobre a discalculia, assunto este, pouco
comentado, que prejudica o desenvolvimento de alguns alunos, pois o professor,
devido à falta de informação, não consegue acompanhar esses alunos que são
portadores desse transtorno. Sendo assim, destaca-se a importância da
conscientização dos professores, para que haja uma mobilização tanto didática,
quanto metodológica em prol dos alunos que apresentam essas dificuldades. A partir
desse contexto, almeja-se que os professores passem a ter maior conhecimento sobre
o tema, dando-lhes maiores condições de encaminhar os alunos que apresentem
esses distúrbios a profissionais e tratamentos adequados que, consequentemente,
poderão desenvolver um trabalho mais efetivo com esses alunos, bem como maior
conhecimento para os pais e os próprios alunos portadores deste transtorno, a fim
buscar melhores recursos para seu crescimento dentro e fora da escola.
Copyright (c) 2020 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.