IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO SEGURO PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INFANTIL

  • MARIANA DE SOUZA PRADO
  • CARLOS A. BASSI VIVIANI

Resumo

O presente trabalho apresentou uma revisão crítica acerca da literatura relacionada
aos conceitos apresentados pela “Teoria do Apego”. O conceito de apego diz
respeito ao vínculo afetivo/emocional estabelecido entre os seres humanos, em que
um deles representa uma figura de segurança e conforto, enquanto o outro, busca
aproximar-se dessa figura em situações de desconforto ou ameaça. A qualidade do
apego/vinculação está associada às diferentes formas de como as crianças em
idade pré-escolar expressam suas emoções e compreendem seus estados
emocionais e os dos outros. Observações relativas ao cuidado inadequado na
primeira infância, ao desconforto e a ansiedade de crianças pequenas, todas elas
relacionadas à separação de seus cuidadores (pais), levaram o psicanalista e
psiquiatra, especialista em psiquiatria infantil, John Bowlby (1907-1990), a estudar
os efeitos do cuidado materno sobre as crianças em seus primeiros anos de vida e
como este cuidado pode influenciar ao longo de suas vidas. O objetivo deste trabalho
foi identificar qual o padrão de apego predominante entre crianças com idade entre
três (3) e quatro (4) anos (segunda-infância) diante do distanciamento e/ou
separação de seu modelo de apego (mãe) ao iniciarem na pré-escola, além de
esclarecer a importância da qualidade do vínculo para o desenvolvimento emocional
dessas crianças. Para tanto, enfatiza-se a perspectiva teórica que se adota para
análise do construto estudado. Em seguida, explicou-se os padrões de apego, suas
características e a importância do apego seguro para o desenvolvimento emocional
e escolar dessas crianças.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
PRADO, M., & VIVIANI, C. A. (2021). IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO SEGURO PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INFANTIL. Revista Científica E-Locução, 1(19), 17. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i19.343

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