A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE AS VERTENTES DE ESTUDO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

  • Marlei Salete Mecca
  • Maurício Salles Oltramari
  • Alex Eckert
  • Roberto Biasio

Resumo

A ciência contábil é um campo de estudos vasto e multifacetado, e é essa diversidade de ramos de pesquisa e aplicação que torna possível o seu estudo através de diferentes métodos e ferramentas. O aluno que pretende graduar-se em um curso de Ciências Contábeis possui como requisito a realização do trabalho de conclusão de curso, no qual ele deve construir uma pesquisa científica de acordo com o tema ou área da contabilidade escolhido. Considerando os trabalhos de conclusão de curso de ciências contábeis realizados no Campus Universitário de Caxias do Sul da Universidade de Caxias do Sul, essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais são as áreas de conhecimento contábil abordadas nos trabalhos de conclusão de curso de ciências contábeis na Universidade de Caxias do Sul? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa de metodologia quantitativa e qualitativa através da coleta e análise de dados acerca dos trabalhos de conclusão de curso realizados na década de 2005 a 2014. Cada vertente de estudo contábil está analisada e quantificada tendo em consideração as áreas menores que a compõem. Chega-se à conclusão que o aumento e a diminuição do número de trabalhos em determinados campos no período analisado acompanham as mudanças na legislação que rege a profissão contábil, as novas exigências do profissional contábil e pode indicar novas tendências nessa área de atuação.

Publicado
2016-07-01
Como Citar
Mecca, M., Oltramari, M., Eckert, A., & Biasio, R. (2016). A CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA SOBRE AS VERTENTES DE ESTUDO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL. Revista Científica E-Locução, 1(09), 31. Recuperado de http://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/132