Indexadores/Diretórios

O acesso aos conteúdos científicos exclusivamente pelo Portal de Periódicos tem como objetivo oferecer maior segurança da informação, evitando o uso indevido dos conteúdos e visando ao cumprimento das cláusulas contratuais firmadas pela Capes com os editores.

Tais acordos proporcionam ao país uma economia significativa e garantia no acesso às publicações científicas.

 

Latindex é um sistema de informação sobre as revistas científicas, investigação e ciência e cultura técnica e profissional que são publicados na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

A ideia de criar Latindex surgiu em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e tornou-se uma rede de cooperação regional desde 1997.

 

O Directory of Open Access Journals é um serviço de indexação de alta qualidade, revisado por pares de Acesso Livre a revistas científicas, publicações periódicas e metadados de seus artigos.

O Diretório pretende ser abrangente e cobrir todas as revistas acadêmicas de acesso aberto que utilizam um sistema de controle de qualidade adequado e não se limita a línguas específicas ou áreas temáticas.

O Diretório visa aumentar a visibilidade e a facilidade de uso do acesso aberto revistas acadêmicas-independentemente do tamanho e país de origem, assim promovendo a sua visibilidade, uso e impacto.

 

O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações divulgadas são coletadas diretamente com os editores das revistas científicas brasileiras, a quem agradecemos pelo envio e atualização das informações. 

O ibict/SEER é uma ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.
 
A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso.
 
 
 

REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos científicos e académicos, em formato eletrónico, produzidos no âmbito ibero-americano.

REDIB conta com uma clara vocação de promoção da inovação tecnológica das ferramentas de produção editorial.

Estas facilitam o acesso, a difusão e a valorização da produção científica gerada nos países do seu âmbito de atuação, especialmente nos vários idiomas que lhes são próprios. Os destinatários desta informação são quer a comunidade académica quer a sociedade em geral, assim como os responsáveis, gestores e analistas de políticas científicas. Internet assegura o alcance global desta informação.

 

O Open Archives Initiative desenvolve e promove padrões de interoperabilidade que visam facilitar a difusão eficiente de conteúdos. OAI tem suas raízes no acesso aberto e movimentos de repositórios institucionais.

O apoio contínuo deste trabalho continua a ser uma pedra angular do programa Open Archives. Ao longo do tempo, no entanto, o trabalho do OAI tem se expandido para promover o amplo acesso aos recursos digitais para eScholarship, eLearning, e eScience.