RAZÕES DA MIGRAÇÃO DE CLIENTES PARA BANCOS DIGITAIS

  • NATALIA SEGUCHI BARBOZA
  • SABRINA CABRAL ANDRADE
  • FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS

Resumo

A cada dia torna-se maior o conflito entre bancos tradicionais e fintechs, categoria na qual se encontram os bancos digitais. Isso ocorre porque, nos últimos anos, muitas pessoas vêm abandonando os bancos tradicionais e migrando para os digitais. O objetivo da pesquisa consiste em identificar quais são as diferenças entre os serviços oferecidos por bancos físicos e pelos digitais. Foi desenvolvido e aplicado questionário para 136 pessoas, contendo perguntas fechadas sobre a relação entre os entrevistados e seus respectivos bancos digitais. Na pesquisa identifica-se o fato de cobrar tarifas mais baixas ou simplesmente não cobrar e a disponibilização de forma mais simples para execução de serviços bancários, além de oferecer programas de recompensas, como cashback, milhas no cartão de crédito, dentre outros. Outro fator revelado foi o altíssimo nível de satisfação da qualidade dos serviços prestados pelos bancos digitais e a baixa frequência com que as pessoas se dirigem até uma agência física, até mesmo os que são clientes apenas de bancos tradicionais. A pesquisa contribui para que investidores e empresas do setor possam refletir sobre as operações bancárias.

Publicado
2024-06-27
Como Citar
BARBOZA, N., ANDRADE, S., & SANTOS, F. (2024). RAZÕES DA MIGRAÇÃO DE CLIENTES PARA BANCOS DIGITAIS. Revista Científica E-Locução, 1(25), 20. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i25.585

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##