O ENSINO SUPERIOR FRENTE A INOVAÇÃO DISRUPTIVA: um estudo sobre a perspectiva de professores em relação a participação dos alunos em aulas remotas, com o uso de plataformas digitais
Resumo
Vivemos em tempos em que a inovação disruptiva é uma realidade e está inserida em
nosso cotidiano. Em inúmeras atividades do nosso dia a dia a inovação disruptiva está
inserida, desde o envio de um e-mail a invés de postagem de cartas pelos correios,
ou pegar um uber por aplicativo ao invés de solicitar um taxi por telefone ou, ainda,
comprar roupas e sapatos por lojas virtuais e não lojas reais. Na educação não é
diferente, muitas coisas já não são feitas como antigamente, hoje temos a
possibilidade de fazer aulas através plataformas digitais, realizar conversas entre
professores e alunos por chats, utilizar aplicativos para postar atividades on-line, entre
outras situações. A pandemia trouxe um leque de opções que romperam inúmeras
barreiras em vários nichos sociais, profissionais, comerciais e educacionais, trazendo
inúmeras inovações disruptivas. Para tanto, esse artigo tem como objetivo geral
analisar a percepção dos professores, de uma faculdade pública, em relação a
participação efetiva de seus alunos, frente a inovação disruptiva, com o uso de
plataformas digitais e como objetivos específicos demonstrar se os professores estão
prontos para realizar uma inovação disruptiva no processo de ensinar e verificar se os
alunos possuem uma estrutura tecnológica compatível com as aulas remotas, frente
a inovação disruptiva. Foi aplicada uma metodologia do tipo descritiva, buscando
descrever os fatos decorrentes das aulas remotas vivenciadas por professores e
alunos de uma faculdade pública, durante a pandemia do Covid-19, de abordagem
mista, sendo quantitativa e qualitativa, trazendo dados de um questionário on-line
aplicado em uma amostra não probabilística de 42 professores de uma população de
52, trazendo ainda uma discussão a respeito do conceito e aplicações de inovação
disruptiva e a relação de tal tema com as universidades e o ensino-aprendizagem.
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