ENSINO HÍBRIDO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES
Resumo
O ensino híbrido tem sido foco de muita discussão nos meios acadêmicos, na busca da melhor forma de implementá-lo, podendo trazer benefícios para as instituições de ensino, professores e alunos. Porém, existe uma carência muito grande sobre como os professores podem enfrentar as dificuldades paralelas a sua implantação. Sabe-se que o ensino híbrido é algo que cedo ou tarde fará parte da vida de todos os acadêmicos, seja em instituições particulares ou públicas, todavia, a de se pesquisar qual a melhor forma de se introduzir tal cenário, de forma a não impactar negativamente o processo de ensino-aprendizagem. É preciso preparar adequadamente professores, alunos e instituições de ensino para concretizar essa inovação de forma satisfatória, agregando valor ao processo de ensinar e aprender, ao invés de criar novos problemas aos envolvidos no processo. Os desafios para professores e alunos são inúmeros e cabe a sociedade analisar e solucionar cada um deles para promover uma educação de qualidade em um ambiente de ensino provedor do conhecimento mútuo e compartilhado. Para tanto, esse artigo tem como objetivo geral mostrar os desafios vivenciados por professores de uma Faculdade Pública durante as aulas on-line ministradas em suas disciplinas, bem como objetivo específico demonstrar qual a percepção dos professores em relação aos seus alunos enquanto ministravam suas aulas on-line. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica promovendo a discussão sobre o assunto com vários autores, descrevendo acontecimentos decorrentes de uma faculdade pública, bem como, quantitativa, demonstrando resultados numéricos obtidos após a aplicação de um questionário aos professores da referida instituição de ensino
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