O E-COMMERCE NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL EM UMA LOJA VIRTUAL DE CALÇADOS

  • PATRICIA KLINKERFUS DE CAMPOS
  • CARLOS AUGUSTO GOMES
  • CAIQUE DE LIMA OLIVEIRA
  • LEONARDO VICTOR FERREIRA DE LIMA
  • PAULO CESAR PEREIRA

Resumo

O e-Commerce se consolidou como uma força poderosa não só no Brasil, mas no
mundo, impulsionando a economia e transformando hábitos de consumo geral,
criando uma mudança no comportamento de compra, acelerando o mundo digital.
Apesar do e-Commerce já ter mais de duas décadas, sabe-se que ainda existem
inumeros obstáculos a serem alcan çados e no setor de calçados, em particular, não
poderia ser diferente. Empresas enfrentam desafios diversos tais como demonstrar
a variedade de tons e tamanhos dos calçados, o ato de experimentar o produto antes
da compra e ter certeza de que está adequado, além das desconfianças de
propagandas fake, e disponibilizar dados pessoais para pagamento. O marketing
digital utiliza-se de inúmeras plataformas e parcerias, especialmente através de
redes sociais, para alavancar negócios, pois atinge rapidamente um número enorme
de visualizações de usuários. Além disso, é sabido que as redes sociais, atualmente,
são um dos meios virtuais mais acessados por todas as pessoas nos meios digitais,
se tornado, portanto, um ponto crucial no acesso a elas. Para tanto, este trabalho
tem como objetivo geral demonstrar como o e-commerce é administrado por uma
empresa de calçados, bem como a percepção do empreendedor em relação ao seu
uso e ainda, como objetivo específico analisar a importância e influência do marketing
digital dentro desse contexto. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, com
análise bibliográfica, demonstrando dados gráficos sobre o uso das redes sociais,
bem como os avanços do e-comerce e do marketing digital, trazendo ainda, uma
entrevista com a gestora de uma empresa de calçados sobre sua visão realista
acerca do tema.

Publicado
2024-12-10
Como Citar
KLINKERFUS DE CAMPOS, P., AUGUSTO GOMES, C., DE LIMA OLIVEIRA, C., VICTOR FERREIRA DE LIMA, L., & CESAR PEREIRA, P. (2024). O E-COMMERCE NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL EM UMA LOJA VIRTUAL DE CALÇADOS. Revista Científica E-Locução, 1(26), 28. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i26.618