PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA: PRESERVAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR

  • EVANDRO DAMIÃO FRANCISCO RODRIGUES

Resumo

É evidente que com a globalização e a automatização das tarefas no ambiente de trabalho, a estrutura organizacional acabou se alterando e, desta forma, impactando as rotinas dos trabalhadores, atribuindo a estes maiores responsabilidades e, consequentemente, crescendo as cobranças por maiores resultados. Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus em meados de 2019, as organizações sofreram diversos impactos - tanto em sua estrutura organizacional quanto em sua estrutura econômica - fazendo com que, a fim de atender as normas sanitárias e os inúmeros decretos municipais, estaduais e federais que surgiram a época, desenvolvessem estratégias para se manterem em atividade, dentre estas destacamse o downsizing e a implementação do home office. As medidas adotadas, acabaram reduzindo o número de colaboradores nas organizações – já que estas, a fim de manterem seu equilíbrio financeiro, acabaram dispensando vários de seus colaboradores – fazendo com que os colaboradores que se mantiveram ativos acabassem sendo sobrecarregados, estando sujeitos a elevado grau de estresse e a possibilidade de desenvolverem transtornos psicológicos relacionados ao trabalho.
Diante do exposto, este estudo tem por objetivo identificar a saúde dos trabalhadores durante o período pandêmico, comparando a saúde mental destes no período prépandemia e durante a pandemia. O estudo também se propõe a identificar as estratégias adotadas pelas organizações a fim de prevenir a saúde mental de seus colaboradores.

Publicado
2022-12-19
Como Citar
RODRIGUES, E. (2022). PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA: PRESERVAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR. Revista Científica E-Locução, 1(22), 16. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i22.501

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##