NOVAS TECNOLOGIAS E INTEGRAÇÃO DE CANAIS DE VAREJO NO SEGMENTO DE RESTAURANTES
Resumo
As tecnologias no varejo possibilitaram novas formas de entrega, distribuindo produtos
e serviços em diferentes canais e de forma integrada. Isso fez com que as empresas
passassem a investir em estratégias mercadológicas que conseguissem atuar de
forma eficaz em diferentes canais, de acordo com suas especificidades, para que os
produtos e serviços consigam chegar aos consumidores. Com a internet e as
plataformas de comunicação, o consumidor pode pedir comida em qualquer horário e
em qualquer lugar e esse atendimento será feito pelos restaurantes de acordo com a
estrutura ofertada. Esse novo cenário impôs desafios ao varejo que precisa se
adequar a essa nova estrutura e isso no Brasil tem acontecido de forma rápida, pois
o varejo brasileiro tem como uma de suas características a adaptação a novas formas
de negócio conforme as demandas de mercado. Deste modo, esta pesquisa teve
como objetivo compreender as principais transformações do varejo, dentro do aspecto
tecnológico, no que tange o sistema de distribuição, com foco no atendimento ao
consumidor. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia utilizada foi o
levantamento bibliográfico. A escolha do tema justificou-se por refletir a importância
do estudo na área de varejo, já que é necessário conhecer como as mudanças no
macroambiente têm possibilitado o surgimento de novas ações estratégicas do varejo
no âmbito dos sistemas de distribuição em restaurantes no Brasil. Com o
desenvolvimento da pesquisa, foi possível compreender que as tecnologias têm
afetado os sistemas de distribuição nos canais de varejo, especificamente de
restaurantes, por meio da entrega de comida utilizando plataformas diversificadas e
integradas, e com isso vem proporcionando maior fidelização de clientes, que buscam
por atendimento mais rápido e econômico. O estudo concluiu que os objetivos de
canais de distribuição com os objetivos da empresa estão relacionados principalmente
com as novas tecnologias, estando próximos do consumidor. Sugere-se que sejam
realizados novos estudos voltados a integração dos canais de distribuição com as
tecnologias aplicadas no varejo de restaurantes e o que podem ser impactadas no
consumidor final, de forma a agregar valores voltados para sua fidelização e
crescimento diante de outras organizações que trabalham com o ramo de
restaurantes.
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