USO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA PAULISTA

  • ISABELA CAMARGO NASCIMENTO
  • ARTUR CINTRA VIEIRA LEME
  • PATRÍCIA KLINKERFUS DE CAMPOS
  • VIVIANE RAMALHO DE AZEVEDO
  • JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA

Resumo

Com um papel cada vez mais presente no dia-dia dos alunos como elemento de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, os jogos eletrônicos foram desenvolvidos com o conceito de ampliar a mente e desenvolver melhorias no cérebro. Dentro do âmbito escolar, onde os jogos não são utilizados apenas para diversão e competição, mas surgiram para benefício para a aprendizagem dos alunos. Contudo, ainda, existe uma recusa dos professores em aplicar essa didática de novas tecnologias em sala de aula, pois não possuem um treinamento adequado sobre o assunto ou consideram que os jogos eletrônicos podem trazer malefícios a saúde física e mental do aluno. No entanto, existem benefícios associados aos jogos eletrônicos. Algumas escolas já utilizam dessa tecnologia e buscam trazê-la para dentro da sala de aula, ajudando, assim, na formação do aluno. Foram analisados alguns jogos eletrônicos, e escolhido o Minecraft Edu para apoio a este estudo. Foi aplicada uma atividade seguida de um questionário avaliativo como forma de avaliar a aplicabilidade do jogo em uma sala de aula. A atividade foi aplicada para 15 alunos do 9º ano do ensino fundamental II. A pesquisa permitiu identificar que que os jogos auxiliam na fixação da matéria e incentivam o aluno a estudar, evidenciando os benefícios para saúde física, motora e mental dos educandos. Assim, demonstramos, neste trabalho de pesquisa, quais foram os resultados em benefício a essa prática no ensino-aprendizagem.

Publicado
2019-01-29
Como Citar
NASCIMENTO, I., LEME, A., CAMPOS, P., AZEVEDO, V., & BARBOSA, J. E. (2019). USO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA PAULISTA. Revista Científica E-Locução, 1(14), 16. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i14.32

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