AS ORGANIZAÇÕES COMO PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O PAPEL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ATUAÇÃO DO LÍDER NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Resumo
Estudos anteriores mostram que a Inteligência Emocional determina o potencial do
indivíduo para aprender os fundamentos do autodomínio, autoconhecimento e
controle emocional. O controle das emoções pode trazer transformações
significativas, uma vez que o indivíduo se torna mais consciente de suas
responsabilidades sobre o bem-estar de si mesmo e de outrem, usando as habilidades
adquiridas para promover uma mudança cultural e social no meio em que vive e ou
trabalha (GOLEMAN, 2007). Acredita-se que a inteligência emocional é fator decisivo
para o sucesso das pessoas não só no meio organizacional, mas também em sua vida
pessoal. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar o papel da inteligência
emocional no contexto organizacional, observando como os líderes agem com suas
próprias emoções e com as emoções de sua equipe. A partir de uma pesquisa
qualitativa, ficou evidenciado que a Inteligência Emocional influencia não só o sucesso
da carreira do gestor, mas também o resultado da organização como um todo e reforça
sua importância na carreira do líder e no contexto organizacional.
Copyright (c) 2020 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.