EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO SOBRE CONHECIMENTO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS NAS PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
O objetivo principal deste artigo foi analisar o conhecimento dos empreendedores sobre educação financeira e propor métodos e estratégias para melhorar esse conhecimento. Levantamento de dados foi por meio de questionário aplicado a 38 comerciantes, para avaliar o nível de competência financeira, porte, conhecimento sobre gestão e aplicabilidade. Os objetivos específicos evidenciaram as consequências negativas da falta de educação financeira, incluindo a mistura indevida de recursos. Apresentamos estratégias para melhorar a educação dos empreendedores, destacando a importância da não confusão patrimonial, finanças pessoais e empresariais. A pesquisa utiliza um método de abordagem mista, integrando aspectos qualitativos e quantitativos para examinar as práticas financeiras e o perfil dos comerciantes de Manhuaçu, Minas Gerais. A metodologia de estudo de caso direcionado em questionários fechados aplicados em empresas comerciais proporciona uma análise comparativa dos dados, seguindo sugestões de Albuquerque. Os resultados ressaltam a necessidade da amplitude sobre educação financeira voltados para empreendedores a luz da segregação patrimonial. A pesquisa apresenta características dos empreendedores da região, indicando área que requer atenção e desenvolvimento constante para o fortalecimento da saúde financeira dos negócios. A conclusão deste estudo sugere que, embora a falta de conhecimento financeiro seja um fator contribuinte para a mistura inadequada de recursos, a presença de conhecimento financeiro por si só não garante uma gestão eficiente, a amostra analisada, ressaltou a necessidade de ampliar programas educacionais sobre gestão financeira direcionados especificamente aos empreendedores.
Copyright (c) 2025 Revista Científica e-Locução

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

