VALORES DE SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM MINAS GERAIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar a concepção dos acadêmicos
do curso de Ciências Contábeis da Rede de Ensino Doctum sobre sustentabilidade,
sendo baseado em uma pesquisa de campo com oitenta e sete alunos do curso em
modalidade presencial da Rede. Justifica-se a importância de analisar a concepção
dos discentes diante da relevância do tema e da necessidade de profissionais
capacitados, a fim de aplicarem seus conhecimentos no mercado; assim, buscando
mudança no cenário ambiental e inovação para as empresas. Para o estudo, analisouse
a grade curricular do curso de Graduação em Ciências Contábeis, como também
foram elaborados e aplicados questionários específicos para os alunos com questões
voltadas ao ensino, aprendizagem e prática de conceitos sustentáveis. Após a
aplicação dos questionários, as respostas foram compiladas e analisadas de forma a
verificar a aplicação dos conceitos de sustentabilidade na formação dos contadores,
bem como mensurar importância das dimensões, a saber: ambiental, econômica e
social sob a ótica dos discentes. Portanto, através da análise dos dados, constatouse
que os discentes da Rede de Ensino Doctum possuem valores positivos a respeito
de sustentabilidade e que os mesmos são capazes de aplicar os conceitos do tema
no mercado de trabalho. Desse modo, através da concepção favorável dos alunos, a
contabilidade terá um olhar sustentável para as empresas, auxiliando-as nas tomadas
de decisões e inovações nos produtos e serviços, além de contribuírem para
melhorias no meio ambiente.
Copyright (c) 2023 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.