A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS CRIA VALOR PARA OS ACIONISTAS?

  • RICARDO CARVALHO DA SILVA
  • WAGNER MOURA LAMOUNIER
  • GUSTAVO HENRIQUE DIAS DE SOUZA
  • JULIANO LIMA PINHEIRO

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da prática de suavização
de resultados nos retornos das ações das empresas listadas na B3. A amostra foi
constituída de 193 empresas, cujos dados foram tomados trimestralmente entre 2010
e 2019, culminando em 6.044 observações. Os dados foram submetidos ao software
Excel para estimar o indicador de suavização de Eckel (1981) e o nível de suavização
de Leuz, Nanda e Wysocki (2003). A seguir, todas as variáveis foram submetidas ao
software Stata, por meio do qual foram estimadas as regressões em dados em painel.
O resultado não foi significativo, portanto, não é possível afirmar, com base na amostra
e no período utilizados, que existe alguma influência da prática de suavização sobre
os retornos de ações das empresas no mercado brasileiro e, por conseguinte, na
geração de valor ao acionista. Demais conclusões vão ao encontro da literatura que
trata do assunto e identificaram que o valor Market-to-Book e os lucros por ações
tendem a aumentar os retornos das ações, ao passo que o endividamento pode
promover a sua redução. O estudo testou, também, a variável do Novo Mercado, e
concluiu que o fato das empresas estarem
listadas nesse segmento diferenciado não permite afirmar que geram melhores
retornos que as demais empresas da B3.

Publicado
2024-12-10
Como Citar
CARVALHO DA SILVA, R., MOURA LAMOUNIER, W., HENRIQUE DIAS DE SOUZA, G., & LIMA PINHEIRO, J. (2024). A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS CRIA VALOR PARA OS ACIONISTAS?. Revista Científica E-Locução, 1(26), 25. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i26.610