ESTUDO DE CASO: O MERCADO DE JOGOS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOS DESENVOLVEDORES INDEPENDENTES
Resumo
O presente trabalho apresenta alguns dos desafios e percepções inerentes ao
processo de desenvolvimento de jogos digitais a partir da perspectiva de um estúdio
independente - a Tribus Games Indie, que atualmente conta com mais de dez títulos
desenvolvidos e distribuídos na plataforma Google Play, bem como três títulos
lançados para a plataforma Steam. O entendimento de que a adoção de estratégias
assertivas voltadas a estúdios independentes em fase inicial de mercado são tão
importantes quanto as tecnologias utilizadas nos produtos que desenvolvem, foi a
maior motivação para o desenvolvimento da pesquisa em tela. As recomendações
apresentadas ao longo do texto levam em conta as percepções e experiências
adquiridas pelos profissionais responsáveis pelo estúdio em questão ao longo de 03
anos de trabalho, com ênfase em quatro pontos chaves, à saber: transição para o
modelo de desenvolvimento voltado ao mercado de jogos pagos; implementação do
“game feel” nos títulos; padronização do modelo de desenvolvimento baseado em
pesquisas de mercado e em especial, a estratégia de criação de novos jogos de
mesmo gênero. Dentre os resultados obtidos com a metodologia empregada,
destacam-se: maior capacidade de controle e gerenciamento do tempo durante toda
a fase de desenvolvimento, aumento considerável de receita financeira obtida e
melhor resposta relativa à experiência dos jogadores.
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