PERCEPÇÃO DE CONTADORES SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA

  • ELIZÂNGELA MARIA COSTA PIMENTEL
  • NELSON LAMBERT DE ANDRADE

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar informações que caracterizam o ensino da
Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), com a finalidade de avaliar como
essa área do conhecimento é apresentada no curso de Ciências Contábeis e em que
aspectos o perfil e as expectativas dos estudantes se relacionam com as propostas
pedagógicas do curso investigado. Desta forma, foram coletados dados referentes à
percepção dos contadores, bacharéis graduados em Instituições de Ensino Superior
(IES), particularmente do Sul de Minas Gerais, sobre as implicações no curso de
Ciências Contábeis, devido ao processo de convergência das normas e práticas
brasileiras às internacionais. O estudo se caracterizou em pesquisa exploratória,
iniciado com um levantamento bibliográfico e documental. Aplicou um questionário
estruturado, por meio da plataforma Google Forms, envolvendo conceitos de ensino
aprendizagem referentes à CASP. Acatando a Resolução nº 466/12 do Conselho
Nacional de Saúde (CNS), em respeito à dignidade do ser humano e proteção aos
participantes da pesquisa o projeto foi autorizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa.
Finalmente, foi de suma importância recorrer ao histórico da educação profissional
brasileira, o que possibilitou entender os motivos do surgimento e da evolução do
ensino comercial no Brasil, sendo alcançada uma compreensão melhor do surgimento
das exigências curriculares promovidas pelo Ministério da Educação que aprimorou a
formação do profissional contábil. Por fim, confirmou-se, consequentemente, a
necessidade de uma reorientação curricular no que se refere à quantidade de horas
oferecidas, bem como, ao conteúdo curricular constante do ementário pesquisado, na
maioria das IES.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
PIMENTEL, E. M., & DE ANDRADE, N. (2021). PERCEPÇÃO DE CONTADORES SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA. Revista Científica E-Locução, 1(19), 19. Recuperado de https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/339