EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM RELATO HISTÓRICO DO BRASIL COLÔNIA AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO DA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA DE 1988
Resumo
O presente artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, aborda um dos temas discutidos na referida pesquisa, qual seja, um relato, mesmo que célere, da historicidade da educação no Brasil, desde o período do Brasil colônia até a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, ocorrida em 1988. O estudo visualiza que a educação é algo essencial para a outorga de direitos às pessoas, sobretudo a dignidade da pessoa humana, e, para tanto, torna-se necessário o conhecimento de sua história em nosso contexto nacional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, dada a natureza humanista do tema, e utilizou métodos de análise documental e observacional, além de ter sido realizada uma revisão integrativa da literatura pertinente. Objetiva-se a compreensão do contexto sócio-histórico da educação nacional como elemento fundamental para elucidar os desafios e conquistas enfrentados ao longo dos anos, bem como as políticas e práticas que moldaram o sistema educacional do país. Este estudo contribui para o debate sobre políticas educacionais e sociais e estabelece alicerce teórico para futuros estudos na área.
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