VIRTUALIZAÇÃO NO ENSINO: UM ESTUDO DO USO DE INFRAESTRUTURA DE DESKTOPS VIRTUAIS (VDI) EM UM INSTITUTO FEDERAL
Resumo
Devido às medidas restritivas implementadas durante a pandemia de Covid-19, evidenciaram-se as dificuldades típicas do ensino remoto e da educação à distância (EaD). Praticamente todas as instituições de ensino tiveram que adaptar suas aulas para meios digitais, no intuito de dar continuidade no processo de aprendizado. Além disso, nos últimos anos a oferta por cursos EaD, principalmente nas Instituições de Ensino Superior (IES), tem crescido exponencialmente. Um dos grandes desafios da EaD, principalmente nos cursos técnicos e superiores, é a transmissão do conhecimento e da vivência adquiridos em laboratórios físicos para os estudantes destes cursos. No ensino presencial, no caso dos laboratórios de informática tradicionais (computadores físicos com sistema operacional e softwares instalados), a dificuldade está na manutenção e atualização dos equipamentos, de forma que os mesmos acompanhem a evolução tecnológica. Na rede privada de ensino, a adoção de tecnologias capazes de amenizar ou suprir essas dificuldades é mais acessível devido às condições estruturais e financeiras. Já no ensino público, devido ao orçamento ser limitado, a adoção de soluções deve ser realizada conforme as legislações vigentes, com as devidas justificativas e depende de recursos financeiros disponíveis. O objetivo deste artigo é analisar o uso da virtualização, baseado em infraestrutura de desktops virtuais (VDI), como possível solução para os problemas encontrados nos laboratórios tradicionais e como forma de prover a EaD em uma instituição pública de ensino.
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