A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA ACERCA DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NA CONTABILIDADE

  • ELIZANGELA JACINTO
  • ISABELLY BITTENCOURT SCHMITZ
  • THAINÁ DE ASSIS TAVEIRA
  • ZILTON BARTOLOMEU MARTINS

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de alunos de graduação
em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina acerca
das áreas de atuação na contabilidade. Conforme a metodologia, este artigo
classifica-se quanto à abordagem, como quantitativo, no que diz respeito aos
objetivos, como descritivo e, segundo os procedimentos, como uma pesquisa de
levantamento. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário
com 17 (dezessete) questões fechadas, baseado nos estudos de Machado, Rosa e
Martins (2019), Soares et al. (2019) e Martendal, Hoffmann e Martins (2020), que foi
validado por 4 (quatro) professores da área e aplicado de forma eletrônica, no período
entre março e abril de 2022. A população foi composta por 284 alunos matriculados
no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina
em 2022/1 e a amostra foi de 78 respondentes, que corresponde a 27,46% da
população. Os dados coletados foram tabulados por meio do Google Formulários® e
a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, conforme a distribuição de
frequência relativa. Como principais resultados, pode-se observar que alguns alunos
ainda não sabem em qual área pretendem se especializar. Além disto, a área contábil
proporciona uma grande variedade de opções de atuação. Por fim, os resultados
demonstram que alguns acadêmicos acreditam que para a obtenção do sucesso,
tenham que abrir seu próprio negócio.

Publicado
2023-06-16
Como Citar
JACINTO, E., BITTENCOURT SCHMITZ, I., DE ASSIS TAVEIRA, T., & BARTOLOMEU MARTINS, Z. (2023). A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA ACERCA DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NA CONTABILIDADE. Revista Científica E-Locução, 1(23), 26. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i23.533