VANTAGENS E BARREIRAS DA COMPRA ONLINE DE PRODUTOS DE SUPERMERCADO NO MERCADO BRASILEIRO

  • MARCOS ROBERTO LUPPE
  • LEONARDO BUTEZLOFF DE OLIVEIRA LEITE
  • VAGNER DONIZETI TAVARES FERREIRA
  • HELDER DE SOUZA AGUIAR

Resumo

Apesar da venda de produtos de supermercado movimentar anualmente centenas de
bilhões de reais no mercado brasileiro, trata-se de um negócio ainda em fase inicial
no ambiente digital. O estudo sobre a compra e venda online desses produtos ganhou
destaque em discussões acadêmicas apenas em anos recentes, em grande parte
impulsionado pelas transformações causadas pela pandemia do Covid-19.
Naturalmente, ainda são escassos os estudos que refletem as mudanças de hábito
dos consumidores e as inovações que aconteceram nos últimos anos. Assim, este
artigo tem como objetivo analisar as vantagens e barreiras da compra online de
produtos de supermercado no mercado brasileiro. Optou-se por uma pesquisa
exploratória, qualitativa, com entrevistas em profundidade semiestruturadas. Ao todo
foram entrevistados 19 especialistas com diferentes perspectivas sobre a venda online
de produtos de supermercado no mercado brasileiro e, para avaliação do conteúdo
das entrevistas, empregou-se técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, este
estudo reforçou que as compras online de produtos de supermercado ainda estão em
fase inicial no mercado brasileiro e que, apesar de ser uma solução prática, permitindo
mais amplo acesso e muitas vezes mais econômica, ainda sofre com experiências
ruins, hábitos de compra enraizados e a falta de consideração dos consumidores.

Publicado
2023-06-16
Como Citar
ROBERTO LUPPE, M., BUTEZLOFF DE OLIVEIRA LEITE, L., DONIZETI TAVARES FERREIRA, V., & DE SOUZA AGUIAR, H. (2023). VANTAGENS E BARREIRAS DA COMPRA ONLINE DE PRODUTOS DE SUPERMERCADO NO MERCADO BRASILEIRO. Revista Científica E-Locução, 1(23). https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i23.529