MOTIVAÇÕES PELA ESCOLHA DO CURSO DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as motivações pela escolha do curso de
contabilidade na visão de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma universidade
comunitária de Santa Catarina. Com relação à metodologia, esta pesquisa é
classificada como quantitativa, segundo a abordagem, em referência aos objetivos, é
descritiva e, de levantamento, ao se tratar dos procedimentos. Como instrumento de
coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 23 (vinte e três) questões
fechadas, baseadas nos estudos de Pinheiro e Santos (2010), Hey et al. (2015),
Peleias, Nunes e Carvalho (2017) e Pavão, Freitas e Borges (2019), aplicado de forma
eletrônica entre março e abril de 2021 e validado por professores da área. A população
do estudo foi composta de 326 alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis
em 2021/1, enquanto a amostra foi representada por 71 respondentes, que
corresponde a 21,78% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio
do Google Formulários® e a técnica utilizada para análise de dados foi a estatística
descritiva, conforme a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados,
percebeu-se que o fato de poder atuar em diferentes áreas, é uma das motivações
para o aluno escolher o curso, bem como o mercado de trabalho estar aquecido. Os
alunos também dizem estar motivados a fazer um curso de pós-graduação para
crescer na área e indicariam o curso de Ciências Contábeis para quem estivesse em
dúvida.
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