A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA ACERCA DE SUA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

  • FABIANA SOUZA PERES
  • LUANA SODRÉ
  • ZILTON BARTOLOMEU MARTINS

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar a percepção de profissionais contábeis do estado
de Santa Catarina acerca de sua atualização profissional. Quanto aos procedimentos
metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem, como quantitativa,
no que diz respeito aos objetivos, é classificada como descritiva e quanto aos
procedimentos, caracteriza-se como uma pesquisa de levantamento. Como
instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo 16 questões
fechadas, adaptadas das pesquisas de Silva (2016) e Herrmann e Facchini (2018) e
validado por quatro professores da área. O questionário foi aplicado no período de 21
de agosto a 11 de setembro de 2019 para uma população de 20.841 profissionais
contábeis, registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
(CRC/SC), em agosto de 2019. A amostra compreendeu 227 profissionais, que
corresponde a 1,09% da população. Os dados foram tabulados por meio do Google
formulários® e a técnica de análise de dados foi estatística descritiva, por meio da
distribuição de frequência relativa. Os principais resultados mostraram que os
profissionais contábeis estão preocupados em se atualizar e buscam conhecimento
para acompanhar as mudanças ocorridas na contabilidade, para evoluir na carreira e
alcançar o reconhecimento. Em consequência disto, foi possível observar que cursos
e treinamentos foram os métodos mais utilizados para que a atualização ocorra e os
profissionais sintam-se seguros para atuar. Dentre os inúmeros motivos que levam o
profissional contábil a perceber que a atualização se faz necessária, o resultado que
mais chama a atenção é referente às lacunas na atuação da profissão.

Publicado
2021-06-29
Como Citar
PERES, F., SODRÉ, L., & MARTINS, Z. (2021). A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA ACERCA DE SUA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Científica E-Locução, 1(19), 24. Recuperado de https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/326