DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ABP: uma educação transformadora

  • Raphaela Novaes
  • Tamyres Cecília da Silva

Resumo

1) O que é a Aprendizagem Baseada em Projetos?
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que, apesar de ser
muito discutida atualmente, surgiu em 1919 como uma proposta pedagógica que
visava levar os estudantes a desenvolver os pressupostos teóricos aliados com a
prática, em contrapartida com a metodologia tradicional.
A ABP prioriza o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia, do trabalho
em equipe e do aprender a aprender. Muitas pessoas confundem a aprendizagem
baseada em projetos com a aprendizagem com projetos, ou ainda, com realizar
projetos no âmbito profissional. A aprendizagem baseada em projetos tem como
principal objetivo o que se aprende enquanto se constrói e não o produto final, para
isso, é necessário que haja um acompanhamento e feedback constante (que não
acontece na aprendizagem com projetos), um engajamento do estudante – por isso é
importante pensar cada projeto adequado ao contexto – além de uma conexão com a
realidade/necessidades da sociedade.
Muitos educadores alegam que a aprendizagem baseada em projetos só funciona em
períodos mais avançados, pois os alunos necessitam ter um embasamento teórico
antes de realizar as práticas, mas tal percepção é equivocada tendo em vista que o
principal objetivo dessa metodologia é aliar esses dois aspectos, já que, na vida real,
teoria e prática não se separam e devem ser aliadas para que possamos realizar demandas do mercado de trabalho e da sociedade. Ao utilizar a Aprendizagem
baseada em projetos não se espera que o estudante tenha um resultado (na entrega
do produto).

Publicado
2021-11-26
Como Citar
Novaes, R., & da Silva, T. (2021). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ABP: uma educação transformadora. Revista Científica E-Locução, 1(20), 5. Recuperado de https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/421