GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: uma realidade plausível de forma presencial e remota
Resumo
Diante da mudança do perfil dos estudantes e a popularidade da tecnologia digital da
informação e comunicação (TDIC), ocasionada pelos dispositivos móveis, algumas
estratégias didáticas têm surgido na sala de aula, dentre elas, a gamificação, cujo
propósito é motivar e engajar os estudantes no processo de aprendizagem. O
objetivo do presente trabalho é apresentar a proposta de gamificação, para o
envolvimento e desenvolvimento dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, a
partir da exemplificação de uma atividade interdiscilplinar que congrega os princípios
da gamificação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e como
instrumentos tecnológicos digitais dispomos das plataformas, CNEC - Sistema de
ensino - Noas, Google Meet, Classroom, Youtube, WhatsApp. A gamificação está
aliada à ludicidade, desta forma, surge a oportunidade de potencializar a
aprendizagem, pois ela utiliza diversas ferramentas no processo de ensinoaprendizagem
e faz com que o professor trabalhe e desenvolva inúmeras habilidades
nos estudantes. Assim, por meio da gamificação é possível criar a condição de
articular teoria e prática aos conceitos sistematizados na educação de forma lúdica,
dinâmica e envolvente buscando promover a (re) construção do currículo escolar para
atender às necessidades da nova geração.
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