A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO CONTINUADA

  • LAILSON DA SILVA REBOUÇAS
  • GEISON CALYO VARELA DE MELO
  • DANIEL BARBOZA GUIMARÃES

Resumo

Diante do cenário de um mercado altamente competitivo e a necessidade de inovação
profissional que a Contabilidade exige, o processo da educação continuada emerge
como sendo um mecanismo de atualização, que proporciona ao profissional da
contabilidade atuar de acordo com as mudanças ocorridas nas normas e legislação,
sendo um diferencial para o mercado. Dessa forma, o objetivo do estudo consiste em
identificar os fatores que levam os profissionais da contabilidade a buscarem por
educação continuada. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e de natureza
quantitativa, por meio de aplicação de um survey aos profissionais de contabilidade
do município de Mossoró-RN. A coleta de dados se deu por meio de um questionário
com questões objetivas e para o alcance do objetivo, os dados foram analisados por
meio das seguintes técnicas estatísticas: Análise Fatorial Exploratória, Teste de
Médias e ANOVA. Com os resultados da análise fatorial, foram identificados 3 fatores:
“Obtenção de novos conhecimentos profissionais”; “Conhecimento insuficiente e a
exigência da legislação” e “Influência da organização”, sendo os principais motivos
que levam a busca por educação continuada. Assim, fatores externos ao profissional
fazem com que haja uma contínua procura por aperfeiçoamento, ou seja, mantendose
de forma ativa no mercado. Pelo teste t de student foi observado que o
“conhecimento insuficiente e a exigência da legislação” e “influência da organização”
em relação ao gênero possuem diferenças significantes, já “influência da organização”
não há diferença entre as médias, identificando que a influência da organização faz
com que profissionais procurem permanecer em constante aprendizado.

Publicado
2021-11-26
Como Citar
REBOUÇAS, L., DE MELO, G., & GUIMARÃES, D. (2021). A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO CONTINUADA. Revista Científica E-Locução, 1(20), 20. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i20.387