ÉTICA E CIDADANIA: CAMINHOS DA FILOSOFIA UMA BREVE REFLEXÃO SOB TEMAS INSTIGADORES
Resumo
O livro “Ética de Cidadania: Caminhos da Filosofia” é da coordenação do autor
Sílvio Gallo. Dito isso, pode-se notar que tem uma argumentação interessante que
aborda um tema em constante debate. Este livro é temático e tem um caráter didático
direcionado especialmente para o ensino médio. Um aspecto importante para ser
lembrado é que o livro tem a sua ênfase na filosofia e trata temas debatidos na
atualidade de forma clara, concisa e de fácil interpretação para a iniciação no tema.
Algumas perguntas chaves surgem de acordo com a obra. Ou seja, há
perguntas que regem o pensamento do livro ligando temas corriqueiros ao
pensamento filosófico. Pode-se dizer que é uma forma de apresentar e aproximar o
aluno ao estudo da filosofia, já que os temas tratados são do interesse de todos e de
profundos questionamentos do ser humano. Então surge uma pergunta: “Como
ensinar filosofia?”. Esta pergunta não é fácil de ser respondida, pois o mundo sofreu
mudanças e no momento estamos em uma crise de identidade. Então, como ensinar
a arte da filosofia hoje? O próprio autor instiga esta pergunta, “diante deste estágio de
vertigem, no qual a crise ocupa o lugar soberano, somos instigados a pensar sobre as
possibilidades de ensinar a arte da filosófica” (GALLO,1997, p.8).
Mas, a filosofia pode ser ensinada? Ela é uma profissão? Qual é a diferença de
um filósofo com outra pessoa? É a sua capacidade de distanciar-se das coisas e
refletir. Então a filosofia não é ensinada, mas vivida. Esta primeira parte da reflexão
está ligada ao professor e ao ensino da filosofia. São perguntas de uma profundidade
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