ANÁLISE DO USO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE EM TOMADAS DE DECISÃO A PARTIR DE DADOS DE MÍDIA SOCIAL

  • CARINA CUNHA
  • LUCIANO BERNARDES DE PAULA

Resumo

Atualmente, dados de diversos tipos são gerados rapidamente. As redes sociais, tais como o Facebook, o Twitter e o Instagram armazenam uma quantidade enorme de dados gerados diretamente pelos seus usuários. Esses dados podem ser de grande valia para empresas, que podem adaptar suas estratégias de negócio a partir dos mesmos, fortalecendo assim suas marcas. O Business Intelligence (BI) se tornou imprescindível na análise desses dados e geração de informação. Porém, frequentemente as ferramentas utilizadas nessas tarefas não são intuitivas, demandando conhecimentos técnicos sobre Tecnologia da Informação (TI). Na tentativa de suprir essas dificuldades originou-se o conceito de BI Self-Service, o qual idealizou ferramentas que pudessem ser utilizadas por usuários sem conhecimentos técnicos específicos. Neste artigo é apresentada uma solução de BI Self-Service, o Power BI Desktop, fornecido pela Microsoft. A partir dessa ferramenta, utilizando dados do Facebook, foi possível analisar, por meio de gráficos, dados de usuários a respeito de uma determinada empresa. De posse desses dados, a empresa pode tomar decisões estratégicas a respeito de suas ações junto aos consumidores.

Publicado
2020-02-03
Como Citar
CUNHA, C., & PAULA, L. (2020). ANÁLISE DO USO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE EM TOMADAS DE DECISÃO A PARTIR DE DADOS DE MÍDIA SOCIAL. Revista Científica E-Locução, 1(16), 20. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i16.212