ANÁLISE DO USO DE UMA FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE EM TOMADAS DE DECISÃO A PARTIR DE DADOS DE MÍDIA SOCIAL
Resumo
Atualmente, dados de diversos tipos são gerados rapidamente. As redes sociais, tais como o Facebook, o Twitter e o Instagram armazenam uma quantidade enorme de dados gerados diretamente pelos seus usuários. Esses dados podem ser de grande valia para empresas, que podem adaptar suas estratégias de negócio a partir dos mesmos, fortalecendo assim suas marcas. O Business Intelligence (BI) se tornou imprescindível na análise desses dados e geração de informação. Porém, frequentemente as ferramentas utilizadas nessas tarefas não são intuitivas, demandando conhecimentos técnicos sobre Tecnologia da Informação (TI). Na tentativa de suprir essas dificuldades originou-se o conceito de BI Self-Service, o qual idealizou ferramentas que pudessem ser utilizadas por usuários sem conhecimentos técnicos específicos. Neste artigo é apresentada uma solução de BI Self-Service, o Power BI Desktop, fornecido pela Microsoft. A partir dessa ferramenta, utilizando dados do Facebook, foi possível analisar, por meio de gráficos, dados de usuários a respeito de uma determinada empresa. De posse desses dados, a empresa pode tomar decisões estratégicas a respeito de suas ações junto aos consumidores.
Copyright (c) 2020 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.