A PUBLICIDADE QUE ATRAI PARA O CONSUMO CULTURAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • VICTOR VINICIUS BIAZON
  • RONIVALDO MOREIRA DE SOUZA

Resumo

A publicidade com seu caráter persuasivo é utilizada como ferramenta de comunicação para atrair ao consumo de bens e serviços. No campo educacional, este recurso também é utilizado dentro de uma ambiência culturalmente difundida que prega a manutenção da ordem que consagra o sujeito consumidor ou pós-consumidor do ensino superior. Este artigo apresenta com objetivo analisar o discurso publicitário das instituições de ensino superior privada, verificando o processo de construção de sentidos que possibilita transformar a educação em objeto de consumo. Como metodologia foi utilizada a Análise do Discurso de Escola Francesa aplicada em peças publicitárias de campanha de vestibular da UniCesumar e UNOPAR, nas quais se verificaram a venda de elementos intangíveis como visibilidade e destacabilidade no mercado de trabalho, prometendo realização dos sonhos do enunciatário.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
BIAZON, V., & SOUZA, R. (2017). A PUBLICIDADE QUE ATRAI PARA O CONSUMO CULTURAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Científica E-Locução, 1(11), 16. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i11.162