Revista Científica e-Locução
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<p>A Revista Cientifica e-Locução da FAEX é uma revista semestral de caráter INTERDISCIPLINAR que tem foco a publicação de conteúdos originais como artigos, resenhas e entrevistas, com o objetivo maior de divulgar, discutir, promover e fomentar o desenvolvimento da ciência em seus mais variados aspectos.</p> <p><strong> ISSN: 2238-1899</strong></p>pt-BReduardo.barbosa@faex.edu.br (José Eduardo do Couto Barbosa)aleandro.lima@faex.edu.br (Aleandro Ribeiro Lima)Ter, 10 Dez 2024 18:32:00 -0300OJS 3.1.1.4http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Editorial E-locução, 26ª edição/2024
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<p>Prezados leitores, <br>A Revista E-Locução tem se tornado cada vez mais um instrumento de <br>promoção do desenvolvimento científico nacional e internacional. A partir de 2017, ela <br>passou a ser classificada com QUALIS CAPES B3 na Área de Administração, Ciências <br>Contábeis e Turismo, QUALIS C - Áreas de Educação e Letras e QUALIS B5 - <br>Engenharias III e IV, e em 2018, alcançamos QUALIS C na Área de Linguística e <br>Literatura.</p>José Eduardo Couto Barbosa
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/620Ter, 10 Dez 2024 19:22:58 -0300A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS CRIA VALOR PARA OS ACIONISTAS?
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<p>O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da prática de suavização <br>de resultados nos retornos das ações das empresas listadas na B3. A amostra foi <br>constituída de 193 empresas, cujos dados foram tomados trimestralmente entre 2010 <br>e 2019, culminando em 6.044 observações. Os dados foram submetidos ao software <br>Excel para estimar o indicador de suavização de Eckel (1981) e o nível de suavização <br>de Leuz, Nanda e Wysocki (2003). A seguir, todas as variáveis foram submetidas ao <br>software Stata, por meio do qual foram estimadas as regressões em dados em painel. <br>O resultado não foi significativo, portanto, não é possível afirmar, com base na amostra <br>e no período utilizados, que existe alguma influência da prática de suavização sobre <br>os retornos de ações das empresas no mercado brasileiro e, por conseguinte, na <br>geração de valor ao acionista. Demais conclusões vão ao encontro da literatura que <br>trata do assunto e identificaram que o valor Market-to-Book e os lucros por ações <br>tendem a aumentar os retornos das ações, ao passo que o endividamento pode <br>promover a sua redução. O estudo testou, também, a variável do Novo Mercado, e <br>concluiu que o fato das empresas estarem <br>listadas nesse segmento diferenciado não permite afirmar que geram melhores <br>retornos que as demais empresas da B3.</p>RICARDO CARVALHO DA SILVA, WAGNER MOURA LAMOUNIER, GUSTAVO HENRIQUE DIAS DE SOUZA, JULIANO LIMA PINHEIRO
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/610Ter, 10 Dez 2024 18:41:08 -0300APURAÇÃO CRIMINAL DURANTE AS AUDIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NAS INFRAÇÕES PENAIS DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO: UM NOVO PARADIGMA PARA OS DELEGADOS DE POLÍCIA
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<p>Este artigo objetiva analisar as condutas de apuração das infrações penais de menor <br>potencial ofensivo durante as audiências de mediação e conciliação desenvolvidas <br>pelos Delegados de Polícia de São Paulo que atuam nos Núcleos Especiais Criminais. <br>Centra-se o problema em eventual conflito entre princípios e normas da mediação e <br>da conciliação da Justiça Restaurativa (especificamente o princípio da <br>confidencialidade e a norma da desvinculação da profissão de origem) e a atividade <br>investigatória desenvolvida pelo Delegado de Polícia nas infrações penais de menor <br>potencial ofensivo, que se relaciona com a Justiça Retributiva. A hipótese de pesquisa <br>é que essa atividade poderia formar um programa de Justiça Restaurativa próprio da <br>Polícia Civil de São Paulo, representativo de um novo paradigma da atuação desses <br>profissionais dentro do sistema de segurança pública e da política criminal aplicada <br>às infrações penais de menor potencial ofensivo. Propõe-se, ao final, a padronização <br>da metodologia de trabalho durante as audiências de mediação e conciliação com <br>base no conhecimento empírico do pesquisador. A pesquisa tem, proeminentemente, <br>cunho bibliográfico, mas se ancora também em pesquisa de campo, levada a efeito <br>por meio de formulários remetidos aos Núcleos Especiais Criminais.</p>LAURO MARIO MELO DE ALMEIDA, FERNANDO SHIMIDT DE PAULA
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/611Ter, 10 Dez 2024 18:45:52 -0300SÍNDROME DE BURNOUT: UMA ANÁLISE COM OS POLICIAIS MILITARES DO 14º BATALHÃO DO ESPÍRITO SANTO
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<p>O objetivo geral desta pesquisa é analisar o conhecimento dos Policiais Militares do <br>14º Batalhão do Espírito Santo em relação à Síndrome de Burnout, bem como <br>identificar como o tema é tratado pelo 14º Batalhão e saber se os Policiais Militares <br>têm algum dos sintomas que levam ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. A <br>revisão bibliográfica abordou as características da síndrome de Burnout, causas e <br>consequências, sua ligação com o ambiente de trabalho e com os profissionais da <br>área da segurança, e a sua relação com a saúde no trabalho. Os métodos de pesquisa <br>utilizados foram: pesquisa bibliográfica, descritiva e de levantamento de dados. Para <br>o levantamento de dados o instrumento utilizado foi um questionário enviado aos 171 <br>policiais que atuam no 14° Batalhão. Um total de 66 policiais respondeu à pesquisa. <br>Os resultados possibilitaram responder aos objetivos propostos, demonstrando que o <br>tema ainda não é explorado no ambiente organizacional do 14º Batalhão da PM do <br>ES, os policiais têm pouco conhecimento acerca do tema; diversos sintomas <br>desenvolvedores da Síndrome de Burnout foram indicados por muitos Policiais <br>militares, se destacando: irritabilidade, ansiedade, cansaço físico e mental, estresse, <br>e desânimo. Todos esses sintomas podem caracterizar início da síndrome, portanto, <br>merecem atenção por parte do Comando do 14º Batalhão. Desta forma, entende-se <br>queemboranão tenham alto conhecimento do assunto, estão propensos ao <br>desenvolvimento da Síndroma, uma vez que já existem vários Policiais com os <br>sintomas que levam a este processo.</p>BRUNA TOLEDO GONÇALVES, TIAGO RODRIGUES SILVA, FERNANDA MATOS DE MOURA ALMEIDA, VINÍCIUS ROCHA MARTINS, VIDIGAL FERNANDES MARTINS
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/612Ter, 10 Dez 2024 18:49:33 -0300UTILIDAD DE LOS SISTEMAS DE INFORMACIÓN EN TOMA DECISIONES ASERTIVAS Y MEJORAMIENTO DEL TALENTO HUMANO
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<p>En un contexto global, se especifica que los sistemas de información son herramientas <br>fundamentales para la gestión dentro de las organizaciones, ya que permiten lograr <br>una ventaja competitiva sostenible a través de la óptima gestión del capital humano y <br>de la toma de decisiones oportunas basadas en información veraz y certificada. La <br>metodología utilizada fue de carácter documental, basada en una búsqueda de <br>múltiples plataformas electrónicas sustentada por diferentes autores caracterizados <br>por ser estudiosos y poseer un amplio conocimiento de la temática presentada. Esta <br>investigación tiene como objetivo la de identificar y diferenciar los posibles aportes que <br>brindan los sistemas de información en pro de una capacitación efectiva para preparar <br>al personal para posibles escenarios en donde deban tomar decisiones que puedan <br>marcar el rumbo de la organización. Los hallazgos encontrados a partir de esta <br>investigación permiten aseverar que los sistemas de información gerencial y los <br>indicadores están estrechamente relacionados con las organizaciones modernas. <br>Esto partiendo de la premisa de que toda la información recopilada por cada uno de <br>los departamentos será evaluado y presentado de manera resumida mediante ciertas <br>métricas o indicadores en un formato en específico para ser analizado por los <br>supervisores y puedan definir las nuevas directrices a ejecutar. Adicionalmente, uno <br>de los aspectos más importantes a nivel de gestión se centra en el personal y su <br>capacitación, la cual se administra a partir del análisis propio de indicadores y de las <br>necesidades que tenga cada uno de los trabajadores que reciban la misma, <br>demostrando el impacto positivo que tendrá para la gestión planificada del talento <br>humano y del conocimiento de cada uno de los colaboradores para la optimización de <br>sus labores dentro de la organización, sin importar el rubro o sector al que pertenezca.</p>KELVIN A. LEAL R., ERO DEL CANTO, JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/613Ter, 10 Dez 2024 18:52:22 -0300ANÁLISE COMPARATIVA DA RELAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO EM DIFERENTES TIPOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS
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<p>O estudo analisa a relação entre risco e retorno em diferentes tipos de Fundos de <br>Investimentos Imobiliários (FIIs) no Brasil, utilizando o retorno médio, a volatilidade <br>média e o índice Sharpe como métricas principais. O referencial teórico fornece <br>informações para compreender os elementos de pesquisa e resultados, estes que <br>apontam que o segmento logístico obteve o melhor desempenho, com o maior retorno <br>médio e o índice Sharpe mais elevado. Em contraste, os FIIs de lajes corporativas <br>apresentaram o menor retorno e um índice Sharpe negativo. O segmento de hotéis <br>registrou a maior volatilidade, enquanto os FIIs de papéis foram os mais <br>conservadores. Limitações do estudo incluem a incapacidade de diferenciar entre <br>volatilidade positiva e negativa e a consideração exclusiva do desvio padrão como <br>medida de risco.</p>IGOR LUCAS DOS SANTOS, VINÍCIUS VIAN ZECCHIN, CALVIN ANDRIOLI COCA, FERNANDO DE ALMEIDA SANTOS
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/614Ter, 10 Dez 2024 18:55:14 -0300DETERMINANTES DA PRÁTICA DE INCOME SMOOTHING EM CIAS ABERTAS: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS AMERICANAS
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<p>Esta pesquisa teve como objetivo verificar os determinantes da probabilidade da <br>prática do income smoothing das empresas americanas. O modelo econométrico foi <br>o Logit, que permite o tratamento de variáveis do tipo binária, característica dos <br>estudos de probabilidade. A amostra foi constituída de 173 empresas oriundas do <br>índice de mercado da bolsa de Nova York S&P 500, e o período em que foram <br>coletados os dados foi de 2010 a 2018. Da amostra e no período analisado, constatou<br>se que cerca de 30% das empresas americanas incorreram na prática de suavização <br>de resultados e que, portanto, 70% foram estimadas como não suavizadoras. <br>Concluiu-se, pelo modelo estimado, que a probabilidade de uma empresa americana <br>incorrer na prática da suavização de resultados é de 24,07%. Verificou-se uma menor <br>probabilidade da prática de income smoothing em empresas maiores, mais <br>endividadas e mais arriscadas ao se considerar o Beta como parâmetro. Apurou-se <br>que empresas com notas de rating abaixo do nível de investimento, bem como aquelas <br>com maiores notas (AAA, AA+, AA e AA-), tem maior probabilidade de suavização. <br>Setorialmente, indústrias manufatureiras e o setor de energia elétrica, gás e água <br>tendem a serem mais suavizadoras. Os achados, de forma geral, indicam um <br>percentual baixo da prática da suavização de resultados no mercado norte-americano, <br>que denota as características de um mercado de ambiente legal mais rigoroso na <br>discricionaridade do gestor, sendo bastante combatida por leis mais rígidas impostas <br>após as fraudes ocorridas.</p>RICARDO CARVALHO DA SILVA, WAGNER MOURA LAMOUNIER
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/615Ter, 10 Dez 2024 18:57:28 -0300PANORAMA DO CONTEXTO FISCAL DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DO SUL DE MINAS GERAIS DURANTE O PERÍODO DA COVID-19
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<p>O presente estudo apresenta um panorama sobre a situação tributária dos <br>Microempreendedores Individuais (MEIs) em municípios do estado de Minas Gerais, <br>entre 2018 e 2021. Para tanto, realizou-se um levantamento de dados secundários, <br>sendo utilizadas as estatísticas disponíveis no site do Simples Nacional. Notou-se um <br>aumento constante de optantes pelo regime, com uma redução nos inadimplentes no <br>período anterior à crise pandêmica. No entanto, em 2020, houve um aumento <br>significativo de MEIs com pendências fiscais, mas em 2021, esses números voltaram <br>a diminuir. Este padrão sugere uma resiliência dos optantes pelo MEI, mantendo suas <br>obrigações fiscais mesmo durante os períodos de ápice da crise sanitária mundial.</p>CLARA VICTORIA ARAUJO CARVALHO LIMA, VINICIUS DE SOUZA MOREIRA
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/616Ter, 10 Dez 2024 00:00:00 -0300MACHINE LEARNING E PEQUENAS AMOSTRAS DE DADOS: UM ESTUDO DE CASO COM PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE E APLICAÇÃO DO MÉTODO DE BOOTSTRAP
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<p>Seja pelo elevado custo da aquisição de dados, seja pela presença de ruídos <br>amostrais, as dificuldades relacionadas à obtenção de dados úteis, mesmo no <br>contexto do big data, podem inviabilizar pesquisas no campo do machine learning. <br>Pois, apesar de reproduzir o sistema de aprendizado humano, as máquinas <br>demandam maiores quantidades de casos (observações) para reconhecer padrões <br>implícitos. Nesse contexto, esta investigação buscou avaliar como o método bootstrap <br>poderia auxiliar na melhora do desempenho do aprendizado de máquina baseado em <br>redes neurais artificiais (RNA). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso único <br>acerca de certo fenômeno social, na área de contabilidade, composto por 1 variável <br>dependente e 13 possíveis variáveis explicativas; por meio do qual se aplicou o <br>método de reamostragem, com sorteio por randomização e reposição de dados em <br>uma amostra inicialmente formada por 44 observações, cuja representatividade era <br>inferior a 1% da respectiva população de interesse. Após construir e avaliar o <br>desempenho de seis RNA, uma delas pesquisada com base naquela “amostra <br>original” e outras cinco com base em amostras de bootstrap com tamanhos diversos, <br>foi possível constatar que a metodologia em questão se mostrou uma ferramenta <br>muito promissora. Assumindo especial relevância naquelas situações em que a <br>obtenção de grandes amostras pode constituir-se em um fator de insucesso; além da <br>possibilidade de sua utilização para a detecção de problemas relacionados à presença <br>de overfitting, assim como, para a seleção de variáveis relevantes para o processo de <br>machine learning e/ou para eliminação de parâmetros de entradas inexpressivos.</p>CARLOS ROBERTO SOUZA CARMO
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/617Ter, 10 Dez 2024 19:14:06 -0300O E-COMMERCE NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL EM UMA LOJA VIRTUAL DE CALÇADOS
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<p>O e-Commerce se consolidou como uma força poderosa não só no Brasil, mas no <br>mundo, impulsionando a economia e transformando hábitos de consumo geral, <br>criando uma mudança no comportamento de compra, acelerando o mundo digital. <br>Apesar do e-Commerce já ter mais de duas décadas, sabe-se que ainda existem <br>inumeros obstáculos a serem alcan çados e no setor de calçados, em particular, não <br>poderia ser diferente. Empresas enfrentam desafios diversos tais como demonstrar <br>a variedade de tons e tamanhos dos calçados, o ato de experimentar o produto antes <br>da compra e ter certeza de que está adequado, além das desconfianças de <br>propagandas fake, e disponibilizar dados pessoais para pagamento. O marketing <br>digital utiliza-se de inúmeras plataformas e parcerias, especialmente através de <br>redes sociais, para alavancar negócios, pois atinge rapidamente um número enorme <br>de visualizações de usuários. Além disso, é sabido que as redes sociais, atualmente, <br>são um dos meios virtuais mais acessados por todas as pessoas nos meios digitais, <br>se tornado, portanto, um ponto crucial no acesso a elas. Para tanto, este trabalho <br>tem como objetivo geral demonstrar como o e-commerce é administrado por uma <br>empresa de calçados, bem como a percepção do empreendedor em relação ao seu <br>uso e ainda, como objetivo específico analisar a importância e influência do marketing <br>digital dentro desse contexto. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, com <br>análise bibliográfica, demonstrando dados gráficos sobre o uso das redes sociais, <br>bem como os avanços do e-comerce e do marketing digital, trazendo ainda, uma <br>entrevista com a gestora de uma empresa de calçados sobre sua visão realista <br>acerca do tema.</p>PATRICIA KLINKERFUS DE CAMPOS, CARLOS AUGUSTO GOMES, CAIQUE DE LIMA OLIVEIRA, LEONARDO VICTOR FERREIRA DE LIMA, PAULO CESAR PEREIRA
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/618Ter, 10 Dez 2024 19:17:25 -0300ALCANÇANDO O SUCESSO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL PARA A MARCA HILAIRA ACESSÓRIOS
https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/619
<p>O marketing digital desempenha um papel fundamental no sucesso das organizações <br>no mundo moderno. Ele oferece uma série de benefícios e oportunidades que podem <br>ser explorados para promover produtos e serviços de forma eficaz. Este artigo visa <br>analisar a importância do marketing digital para as organizações, tendo como estudo <br>de caso a marca Hilaira Acessórios, uma revendedora de joias e semijoias. O objetivo <br>geral deste estudo é analisar o impacto do marketing digital na marca Hilaira <br>Acessórios e identificar as estratégias mais eficientes para alcançar o sucesso no <br>mercado online. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, analisando <br>dados e informações relacionadas à marca Hilaira Acessórios. Ao longo da pesquisa, <br>foi constatado que o marketing digital desempenhou um papel crucial para o sucesso <br>da marca Hilaira Acessórios. As estratégias implementadas, como a utilização de <br>mídias sociais e campanhas de marketing, permitiram à empresa alcançar um público <br>mais amplo e aumentar sua visibilidade no mercado online. Os resultados obtidos <br>evidenciam que o uso do marketing digital proporcionou um aumento significativo nas <br>vendas da marca Hilaira Acessórios, bem como um crescimento na base de clientes. <br>Através de estratégias eficientes, a empresa conseguiu construir uma presença online <br>forte e estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes.</p>HILAIRA DOS SANTOS PINTO, LAINY PEREIRA MACHADO, JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA, VIDIGAL FERNANDES MARTINS
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/619Ter, 10 Dez 2024 19:20:18 -0300A IMPORTÂNCIA DA FAEX NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
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<p>1. QUAL A SUA FORMAÇÃO? <br>Graduação em Administração de Empresas. Pós-graduada em Docência do Ensino <br>Superior e Especialização em Educação a Distância. Mestranda em Consultoria e <br>Gestão das Organizações pela UMSA (Buenos Aires - Argentina). Formação em <br>Empreendedorismo e Inovação, Métodos e Técnicas de Intervenção Organizacional. <br>2. QUAL A SUA ATUAÇÃO DENTRO DO PROCESSO EDUCACIONAL NA <br>FAEX? <br>Como coordenadora comercial, meu papel na FAEX é fundamental para conectar a <br>excelência acadêmica da instituição com as necessidades do mercado de trabalho. <br>Atuo há 6 anos...</p>Tatiane Rosa, Tamyres Cecília da Silva
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https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/621Ter, 10 Dez 2024 19:25:33 -0300