GRUPOS DE PSICOEDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES: um relato de experiência do estágio em psicologia escolar

  • MIRIAM MACHADO PIRES BARBOSA
  • EMELY LIS TEODORO
  • DIEGO VINICIUS DA SILVA

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência da realização do estágio supervisionado
em Psicologia Escolar, tanto da elaboração de um protocolo interventivo estruturado
na Terapia Cognitivo Comportamental Grupal (TCCG) para a promoção e prevenção
da saúde mental de estudantes da rede pública de ensino, como o relato de sua
aplicação em grupos de psicoeducação em uma escola estadual do sul de Minas
Gerais. O estágio representa uma etapa fundamental, uma vez que proporciona
momentos de aproximação com a prática profissional e o campo teórico, coopera para
a efetividade da atuação do psicólogo (a) no contexto escolar. Desta forma, o objetivo
deste estágio foi oferecer aos estudantes uma conscientização, além de intervir em
suas demandas emocionais, possibilitando uma maior qualidade de vida,
aprendizagem e convívio social. Ao final da intervenção, observou-se uma pequena
mudança no comportamento dos alunos e nas alterações de humor, fruto dos
benefícios terapêuticos alcançados nos grupos. Assim, em um processo contínuo,
novas estratégias podem ser desenvolvidas no que tange o envolvimento dos
professores, da família e toda a comunidade escolar.

Publicado
2023-06-16
Como Citar
MACHADO PIRES BARBOSA, M., LIS TEODORO, E., & VINICIUS DA SILVA, D. (2023). GRUPOS DE PSICOEDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES: um relato de experiência do estágio em psicologia escolar. Revista Científica E-Locução, 1(23), 19. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i23.524