GRUPOS DE PSICOEDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES: um relato de experiência do estágio em psicologia escolar
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência da realização do estágio supervisionado
em Psicologia Escolar, tanto da elaboração de um protocolo interventivo estruturado
na Terapia Cognitivo Comportamental Grupal (TCCG) para a promoção e prevenção
da saúde mental de estudantes da rede pública de ensino, como o relato de sua
aplicação em grupos de psicoeducação em uma escola estadual do sul de Minas
Gerais. O estágio representa uma etapa fundamental, uma vez que proporciona
momentos de aproximação com a prática profissional e o campo teórico, coopera para
a efetividade da atuação do psicólogo (a) no contexto escolar. Desta forma, o objetivo
deste estágio foi oferecer aos estudantes uma conscientização, além de intervir em
suas demandas emocionais, possibilitando uma maior qualidade de vida,
aprendizagem e convívio social. Ao final da intervenção, observou-se uma pequena
mudança no comportamento dos alunos e nas alterações de humor, fruto dos
benefícios terapêuticos alcançados nos grupos. Assim, em um processo contínuo,
novas estratégias podem ser desenvolvidas no que tange o envolvimento dos
professores, da família e toda a comunidade escolar.
Copyright (c) 2023 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.