A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE METODOLOGIAS COLABORATIVAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: um estudo nos eventos Enanpad e Enasec
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma investigação acerca de pesquisas
divulgadas nos principais eventos de relevância nacional das áreas de Administração
e Secretariado Executivo, que explanem a temática das metodologias colaborativas
associadas aos estilos de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, fundamenta-se
as metodologias colaborativas no tocante às suas definições, contribuições e avanços
nas esferas dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. Aprofunda-se,
ainda, nos tipos de metodologias de ensino colaborativas, expondo as mais aplicadas
nessas áreas de ensino em estudo. Também é promovida uma discussão em torno
dos estilos de aprendizagem, pautando-se no ciclo experiencial elaborado por Kolb
(1984). Por fim, a realização do mapeamento de artigos que retratam a relação entre
essas duas temáticas nos eventos Enanpad, da área de Administração, e Enasec, da
área de secretariado executivo, contempla vários elementos que embasam os
resultados deste trabalho, revelando a escassez de publicações que abrangem tal
associação entre estilos e metodologias colaborativas. Portanto, é possível concluir
que os temas são bem incipientes em Secretariado Executivo e, por outro lado, em
Administração, consegue-se detectar estudos que abordam os temas, porém,
separadamente, sem tal articulação para melhoria na compreensão do processo
formativo do aluno e, consequentemente, com o próprio processo de ensino e
aprendizagem.
Copyright (c) 2023 Revista Científica e-Locução
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.