ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES DO USO DO CELULAR COMPATÍVEL COM TECNOLOGIA NFC PARA PAGAMENTOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar a percepção e resistência da população
brasileira frente ao surgimento de pagamentos através do celular utilizando a
tecnologia NFC. A pesquisa é descritiva, e foi utilizado abordagem quantitativa. O
trabalho teve como base, os estudos de Everett Rogers (1983), sobre difusão da
inovação na sociedade. Utilizando o método de categorização de adotantes de
inovação do autor, foi coletado dados de 201 pessoas, com a aplicação de um
questionário. Através das respostas dos entrevistados, foi possível fazer a
categorização dos perfis e verificou-se que os respondentes apresentaram atitudes
características de suas categorias. Conclui-se, também que, a aceitação da utilização
do celular com tecnologia NFC para pagamentos no dia a dia, dentre os respondentes,
foi mediana. Percebeu-se que, a falta de conhecimento e o medo dos riscos que a
tecnologia para pagamentos pode trazer, são fatores que influenciam
significativamente para a sua não aceitação.
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