POSICIONAMENTO DE MARCAS NO MERCADO BRASILEIRO DE CERVEJAS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DE MAPAS PERCEPTUAIS E ANÁLISE DE CLUSTERS
Resumo
No presente trabalho objetivou-se descobrir como os consumidores brasileiros percebem as marcas de cervejas mais lembradas a fim de auxiliar as decisões estratégicas de posicionamento. A importância do trabalho é justificada pelo fato de que o posicionamento correto da marca na mente dos consumidores é fator imprescindível para sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo e veloz em termos de tecnologia. Porém, esta tarefa não é fácil, pois requer um conhecimento prévio e constantemente atualizado de quais atributos os clientes consideram mais importantes e valiosos nos produtos e serviços oferecidos. O referente estudo tratou-se de uma pesquisa exploratória de cunho quantitativo, sendo que a coleta de dados se deu por meio de questionários. A análise dos dados foi feita por meio de escalonamento multidimensional e agrupamento por Clusters, com auxílio do software R-Studio. Os resultados foram apresentados por meio de um mapa perceptual.
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