CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE

  • EMANUELLE VIDA
  • JOSÉ CARLOS DE JESUS-LOPES

Resumo

Diante dos desafios urbanos do século XXI, as discussões em torno das Cidades Inteligentes, têm se ampliado entre pesquisadores e agora mais recentemente pelos gestores públicos e sociedade. Na busca por soluções inteligentes e alternativas sustentáveis que visam auxiliar na gestão urbana, as Cidades Inteligentes surgem como uma alternativa complementar para a transformação das cidades tradicionais.

Este artigo tem como objetivo analisar a produção cientifica sobre o tema Cidades Inteligentes, dando ênfase na Sustentabilidade, no período de 2013-2018, em periódicos com classificação Qualis-Capes: A1, A2, B1, B2. Mediante a uma revisão sistemática da literatura pertinente foram selecionadas e analisadas onze publicações relevantes. Utilizou-se métodos de estudos sistemático, com natureza descritiva e abordagem qualitativa. Como resultado do estudo é possível verificar que os pesquisadores demonstram preocupação em preencher as lacunas na elaboração do conceito e nas práticas empregadas nas Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Publicado
2020-07-10
Como Citar
VIDA, E., & DE JESUS-LOPES, J. C. (2020). CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE. Revista Científica E-Locução, 1(17), 21. https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i17.241